A Lego evoluiu muito ao longo dos anos. Desde os modelos bastantes simples e com figuras com pouco detalhe, até aos sets complexos, quase que feitos para adultos e com figuras de grande detalhe. Foi graças a esta evolução e à sua associação com grandes IP’s (como Star Wars, Lord of the Rings, Dc, Marvel, etc) que a Lego cresceu para o gigante mundial que é hoje. Nas promoções é a primeira a desaparecer e talvez uma das poucas empresas que nas épocas festivas tem dificuldade em satisfazer a procura.
Apesar da grande criatividade dos designers da Lego, muitos dos sets são reeditados tendo novas versões mais actualizadas e por vezes bastante mais detalhadas. Escusado será dizer que as versões retiradas do mercado atingem valores proibitivos. Só para se ter uma ideia dos preços, a cantina de Mos Eisley abaixo custava cerca de 30€ quando foi lançada em 2004. Mais de 10 anos depois, uma caixa selada pode ser facilmente encontrada no ebay por 250€ o que faz uma valorização de cerca de 833%.
Mais dois exemplos: Sandcrawler e o Palácio de Jabba, the Hut :
Como estes exemplo há muitos. Só mostra que a Lego é um brinquedo intemporal, que se valoriza bastante ao longo do tempo e que se actualiza melhorando em qualidade e detalhe (dá para ver só pela qualidade das caixas e detalhe das construções). E aquilo que me espanta mais é que deve ser dos poucos brinquedos do mercado que satisfaz tanto crianças como adultos. Eu sou um desses exemplos :).