Cavaleiros do Zodíaco

Saint Seiya

Uma das séries mais míticas da minha infância (e talvez de muitos rapazes da minha idade) é sem dúvida os Cavaleiros do Zodíaco (em japonês Saint Seiya). Para quem não sabe (ou não se lembra), a história dos cavaleiros do zodíaco centrava-se na figura de Seiya, um jovem cavaleiro que ganha a armadura de bronze de Pegasus, uma das 88 armaduras de bronze dos guardiões da deusa Athena.

Da minha infância lembro-me de ver, sem muito seguimento (dado que a rtp1 na época basicamente passava o episódio que queria) o primeiro arc do Saint Seiya. O primeiro arc centrava-se na armadura de ouro de sagitário. Começou com Seiya a participar numa competição chamada Galaxy Wars onde conhece aqueles que, inicialmente são adversários, mas que rapidamente se tornam os seus companheiros de luta:

  • Shun, Cavaleiro de Andrómeda
  • Shiryu, Cavaleiro de Dragão
  • Hyoga, Cavaleiro de Cisne
  • Ikki, Cavaleiro de Phoenix

Este arc dá uma série de voltas. O primeiro grande evento é Ikki, cavaleiro de Phoenix, a roubar o prémio do Galaxy Wars, a poderosa armadura de ouro de Sagitário. Entretanto Saori, a encarnação da Deusa Athena, é raptada e os 5 cavaleiros lançam-se numa jornada para a salvar que passa, numa primeira fase, por derrotar os Cavaleiros de Prata. Estes cavaleiros são, em teoria, mais fortes que os de bronze. Mas rapidamente fica provado que não é bem assim. Este arc acaba com os cavaleiros de Bronze a subir as 12 torres do santuário (equivalentes aos doze signos do nosso zodíaco) e a derrotar os cavaleiros de Ouro que se metem pela frente derrotando no final aquele que queria matar a deusa Athena.

Este foi o arc que me lembro de ver na televisão portuguesa. Recentemente tive acesso a todos os episódios da série e descobri que ainda havia mais história.

O Poseidon Arc onde os 5 cavaleiros possuem armaduras de Prata e vão derrotar os Cavaleiros de Poseidon, designados Marines, de modo a evitar que Poseidon destrua o mundo.

O Hades arc é o último segmento da história e aquele que não consegui ver até ao fim. Neste arc o objectivo é derrotar Hades, mas para o fazerem têm de derrotar os Cavaleiros de Ouro maus que entretanto foram ressuscitados por Hades e 108 Specters (os Cavaleiros negros de Hades). Neste último arc, os 5 cavaleiros vêem as suas armaduras serem actualizadas para as poderosas Armaduras Divinas que são muito Badass!

Como série de anime, penso que a série está muito bem conseguida em termos de universo que criou. A história, de forma geral, estava boa e prendia muito pelas armaduras. No entanto sofria da mesma doença que dezenas de série de anime de sucesso sofrem: como são baseadas em manga, têm tendência a empatar, fazendo render o peixe e por vezes colocando filers à mistura. No caso dos cavaleiros do Zodíaco lembro da saga dos cavaleiros de Aço, algo que claramente foi colado com cuspo no meio da série só porque o anime precisava de render mais o seu peixe.

A minha mulher e o meu cunhado, sabendo do carinho especial que eu tenho por esta série, ofereceram-me à uns anos a coleção praticamente toda da manga (até à data eram todos os livros de manga que tinham saído). É uma das minhas colecções mais preciosas e pela qual tenho mais carinho.

Cavaleiros do Zodíaco

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.