Sempre fui um aficionado de bicicletas, principalmente BTT. Um dos grandes desafios que se tem quando se anda de BBT é sempre que caminho vamos tomar. Nos últimos anos os telemóveis ajudaram-nos muito dado que podemos facilmente ter um leitor de GPX. No entanto é pouco prático colocar o telemóvel na bicicleta além de estar sujeito a partir-se numa queda. Também existem os dispositivos específicos para colocar na bicicleta mas, pela experiência que tenho, são pouco intuitivos, qualidades de ecrã pobres e caros.
Com o anúncio do Google Glasses pensei que muito poderia ser feito nesta área. Óculos para ciclitas que podiam dar em tempo real a velocidade, o número de kilómetros percorridos, as horas e, principalmente, mostrar o track de modo a nunca nos perdemos.
Hoje dei de caras com uns óculos especialmente desenvolvidos para os amantes de ciclismo e que são inspirados pela mesma tecnologia usada nos caças da força aérea. Para além das funcionalidade que descrevi anteriormente, tiram fotos e fazem vídeos de alta resolução.
Um video vale mais do que mil palavras. Penso que é um gadget muito interessante, apesar de ter a certeza que vai ser bastante caro e um produto ao alcance de poucos. Vai estar disponível em 2016.