À algum tempo que andava com a vontade de montar uma máquina windows. Mais precisamente um desktop actualizado que me permitisse não só trabalhar, como poder jogar o que me apetece sem problemas.
E assim surgiram algumas semanas de pesquisa até encontrar o equilíbrio perfeito entre performance e valor.
Então vamos aos componentes:
Motherboard
Aqui basicamente a primeira decisão foi: que socket escolher? 2011-v3 ou 1151? Se por um lado o socket 2011-v3 é mais rápido, por outro é mais antigo, mais caro e mais ineficiente em termos energéticos. Aqui escolhi mesmo em termos de preço, dado que para o que preciso socket 1151 é o suficiente. A Motherboard escolhida foi a Asus Z170-DELUXE
Escolhida a motherboard, o processador foi o segundo passo. Escolhi um Intel Core i7 6700K Processor por parecer o melhor processador para este socket. É um processador a 4Ghz que pode ser overclocked até 4.7Ghz com 4 cores que perfazem 8 threads. Penso que para os próximos anos será uma bicho valente.
Cooler
Como o processador não trazia dissipador e ele pode ser facilmente overclocked através de uma simples configuração da bios, decidi comprar um sistema de cooler valente. Comecei a pesquisar coolers decentes e cheguei à gama da Corsair, mais precisamente a Hydro Series. São Coolers a água, com radiador, ideais para que pensa fazer overclock aos processadores. Estive indeciso entre a versão H100 e H75 onde a grande diferença é o tamanho do radiador. Optei pela versão mais em conta, a Corsair Hydro Series H75, e penso que vou ficar muito bem servido.
E assim estão escolhidos 3 importantes componentes. No próximo artigo vou falar das minhas escolhas em termos de memória, disco e fonte de alimentação.
One thought on “Nova Máquina – Parte 1”