Nova Máquina – Parte 3

Depois para parte 1 em que falei da motherboard, processador e cooler e da parte 2 onde falei da memória, disco e fonte de alimentação, chegamos à parte 3 onde vou falar da placa gráfica, monitor e caixa.

Placa Gráfica

O plano inicial era comprar uma ASUS Strix GTX970. No entanto, à cerca de uma semana atrás, a NVIDIA apresentou a sua nova geração de placas, a série 1000. Esta série é construída sobre a nova plataforma PASCAL que promete velocidades 10x superiores à antiga plataforma, a Maxwell, plataforma que suporta a série 900.

Por estas razões decidi adiar a compra da placa em alguns meses à espera da nova geração. Por agora o display ficará a cargo ou da Intel Graphics 530 (que vem com a motherboard) ou da minha velhota GTX 460 de 2GB que sempre é mais potente. Problema: Não possui display port, só HDMI e DVI. Por isso terei de arranjar um adaptador DVI+ para display port de modo a poder usar esta placa. E não sabem o quão difícil é arranjar este cabo.

Monitor

Em termos de monitor fui atrás de uma sugestão de um amigo. Asus PG279Q é um monitor ASUS que faz Quad HD (2560 x 1440), de 27”, 1 ms de resposta, 144 MHz de refresh rate máximo e G-Sync, uma tecnologia que permite manter o frame rate sem perdas.

Caixa

Procurei várias caixas e acabei por ficar com a Cooler Master CMS-693-KWN1 e devo dizer que foi uma excelente escolha:

  • Bastante espaço para os componentes;
  • Possui 4 baias para SSD e 3 para HDDs de 3.5 de saque rápido;
  • Bastantes peças para auxiliar na montagem dos componentes;
  • Filtros para remoção da poeira;
  • Mega Fan frontal de entrada de ar;
  • Borrachas que facilitam a passagem de cabos;

Ficou uma instalação muito limpa, sem cabos parasitas a passar em frente à board. Tudo extremamente bem arrumado e de fácil acesso e manipulação se no futuro for preciso. Fiquei positivamente surpreendido com esta caixa da CoolMaster e recomendo vivamente a quem quiser montar uma máquina de raiz.

Aspecto final

Depois de cerca de 2 horas de volta da corre, este foi o aspecto final da montagem:

Agora é só testar o bicho a ver o que aguenta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.