3 passeiros especiais a bordo da sonda espacial Juno

No dia 5 de agosto de 2011 uma sonda foi lançada em direcção a Jupiter. O seu objecto é explorar com mais detalhe o gigante do nosso sistema solar. Ir mais longe do que qualquer sonda alguma vez foi permitindo descobrir não só alguns dos segredos deste gigante, como alguns dos segredos da formação do nosso sistema solar.

Esta sonda foi notícia esta semana porque finalmente chegou ao seu destino, Jupiter, no dia 4 de Julho.

No entanto, para além da sua missão, esta sonda tem uma particularidade muito especial. Leva a bordo 3 minifiguras feitas pela própria LEGO.

Minifiguras a bordo de Juno

As 3 figuras representam 3 assuntos relacionados com Jupiter. Da esquerda para a direita temos Galileu Galilei, cientista responsável pela descoberta de 4 das luas de jupiter (Europa, Io, Callisto e Ganymede), Juno, a mulher do Deus romano Jupiter e finalmente Jupiter. Galileu possui na sua mão um modelo do planeta e telescópio, Juno uma lupa que representa a procura da verdade e o Deus Jupiter um raio.

Minifiguras Lego a bordo de Juno

As 3 figuras foram criadas a partir de um único bloco de alumínio de modo a aguentarem as altas temperaturas da viagem e a não interferirem com o equipamento da sonda.

Estas peças da LEGO fazem parte de um acordo conjunto entre a NASA e a LEGO de modo a incentivar o ensino de ciência. A agência espacial está a incentivar pessoas a usarem LEGO para construir modelos do futuro da exploração espacial e submeter esses modelos para a NASA como parte de uma competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.