Nemesis

Nemesis é um jogo de tabuleiro editado pela Awaken Realms e da autoria de Adam Kwapinski. Em 2018 cruzei-me com ele numa campanha do kickstarter e rapidamente juntei-me a 5 amigos e compramos 6 versões do jogo.

Nemesis Board Game | The Gamesmen

A história é muito familiar aos fans de Alien: os tripulantes de uma nave acordam na câmara de hibernação e deparam-se com um dos passageiros mortos. A partir daí é explorar a nave e, ao longo de 15 longos turnos, cada jogador tem de completar 1 de 2 objectivos aleatórios que lhe são dados no início do jogo. Esses objectivos podem ser tão simples como fazer a nave chegar à Terra, sobreviver e levar um ovo de alien consigo, explodir a nave ou fazer com que todos os outros jogadores morram.

Pelo caminho os jogadores irão enfrentar Aliens de vários tamanhos (desde larvas até à temível Rainha), explorar as salas da nave (que no início do jogo não estão visíveis) e cumprir os seus objectos secretos.

No final podem existir 1 ou mais vencedores, mas por experiência isso raramente acontece. Algo interessante é que o primeiro jogador a morrer pode continuar a jogar controlando os Aliens o que aumenta ainda mais a dificuldade do jogo.

Recentemente, e devido ao isolamento social que foi imposto à população, testei o nemesis usando o Tabletop Simulator. No geral comportou-se bem, mas a fan do meu pc esteve a trabalhar no máximo durante as 5 horas que o jogo durou.

O Tabletop Simulator simula o jogo como se estivéssemos num jogo de tabuleiro real. Apesar de alguns automatismos (como baralhar ou rodar o dado com um clique), não força nenhuma regra de jogo. No entanto temos acesso ao livro de regras directamente na mesa e possui um voice chat para facilitar a comunicação entre jogadores. O Tabletop Simulator está à venda por cerca de 10€ no steam e o Nemesis pode ser descarregado de forma gratuita neste link.

Para quem quer conhecer melhor o Nemesis, o vídeo de apresentação no youtube oferece um bom teaser do que esperar. Divirtam-se!

One thought on “Nemesis”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.